Ao entenderem profundamente os fundamentos da IA, elas se tornam líderes capacitadas a antecipar mudanças, identificar oportunidades emergentes e tomar decisões informadas para manter a competitividade de seus negócios. O impacto transformador da capacitação em IA vai além do âmbito profissional, penetrando profundamente na esfera pessoal das mulheres. Ao adquirirem conhecimento especializado em IA, elas se deparam com um novo horizonte de possibilidades, cultivando uma autoconfiança que transcende os limites tradicionais. Esse aumento na autoestima não só impulsiona o crescimento profissional, mas também fortalece o desenvolvimento pessoal, permitindo que as mulheres se tornem agentes proativos de mudança em suas vidas.
- As mulheres podem ser subestimadas e ter suas habilidades e conhecimentos questionados devido a estereótipos de gênero.
- À medida que essas inovações se concretizam, elas inspiram outras mulheres a seguir caminhos similares, criando uma comunidade de empreendedoras e inovadoras.
- Ela foi a primeira a especular sobre o futuro dos computadores e sua capacidade de ir além de simples cálculos numéricos.
- E, por fim, as remunerações entre homens e mulheres de tecnologia também precisam ser igualitárias.
- Para promover a equidade de gênero na tecnologia, desenvolvemos programas de formação técnica, mentorias de carreira e feira de contratação, para aproximar mulheres talentosas e empresas contratantes.
Sua visão pioneira sobre o potencial da computação a levou a antecipar muitos conceitos fundamentais da tecnologia moderna. Radia Perlman, nascida em 1951, é uma engenheira e cientista da computação famosa por suas contribuições no desenvolvimento de tecnologias de redes. Ela é conhecida por criar, na década de 1980, o Spanning Tree Protocol (STP), um algoritmo importante para redes locais (LANs) que facilita a comunicação entre computadores, evitando problemas e garantindo a estabilidade das redes. O legado de Hedy Lamarr como inventora ganhou reconhecimento nas últimas décadas, incluindo sua introdução póstuma no National Inventors Hall of Fame, em 2014. As mulheres muitas vezes enfrentam discriminação e estereótipos de gênero em ambientes de trabalho dominados por homens.
Mulheres na tecnologia: o cenário atual e os desafios para aumentar a inclusão
Além de conferir os mais de 800 expositores, o público poderá aprender com referências do setor em encontros que vão abordar diferentes temas relacionados ao agronegócio. Jorge Muzy é doutorando em Inovação pela Universidade de Aveiro (Portugal), mestre em Educação, Arte e História da Cultura e Teólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, MBA em Gestão e Tecnologia da Informação pela FGV. Foi CEO da Icon Aviation, Diretor de Inovação e M&A da EMS Farmacêutica, COO do Ibmec, Fundador e Presidente do Conselho do Instituto Valor. Como resultado, isso ajudou para que o primeiro algoritmo do mundo fosse desenvolvido.
O OLX Brasil (site de compra e venda) está com inscrições abertas para o programa de estágio Geração Elas em Tech. Na edição atual, a empresa disponibiliza vagas para mulheres cis e trans na área de Engenharia, sendo que a metade é destinada a candidatas em situação de vulnerabilidade social. Outra dica é procurar formações acadêmicas e técnicas inclusivas para mulheres no segmento de interesse dentro da tecnologia.
Inclusão de assuntos relacionados à tecnologia desde cedo
Ela tornou-se uma das maiores e mais conhecidas pesquisadoras dessa área, além das poucas líderes em um mercado predominantemente masculino. Os processos seletivos para vagas no setor, por sua vez, precisam ser revisados com o foco em aumentar a divulgação voltada para mulheres. Da mesma forma, os planos de carreira para elas também devem ser estruturados https://tripleten.com.br/ com atenção para que as mesmas oportunidades sejam dadas a todos. E, por fim, as remunerações entre homens e mulheres de tecnologia também precisam ser igualitárias. É essencial que os temas que envolvem a tecnologia sejam inseridos desde cedo na educação para que as mulheres se interessem pela área e sintam que não estão sozinhas nessa jornada.
- Para que esse panorama se transforme de fato, é preciso um esforço real das empresas em contratarem mulheres para suas posições disponíveis nos setores de Tecnologia.
- Ela se tornou uma referência após a criação dos ícones e da interface gráfica do primeiro Macintosh, em 1984.
- “Desmitificar o tema da tecnologia como sendo algo masculino ou difícil é essencial”, argumenta.
- Nos últimos 5 anos, a representatividade feminina no mercado de TI brasileiro cresceu 60%.
- Cerca de metade dessas mulheres ainda usam suas habilidades técnicas em outra empresa.
Ela chegou a ser transferida para uma escola para meninos, que oferecia aulas mais avançadas nessa disciplina. Nas décadas de 1950 e 1960, Shirley lutou contra o sexismo, criou postos de trabalho exclusivamente para mulheres e adotou ideias revolucionárias, como o trabalho remoto. Especificamente em 1962, abriu mulheres na tecnologia sua própria empresa de computação, a “Freelance Programmers”. Atualmente, tem 91 anos e acumula uma fortuna de quase £150 milhões (cerca de R$ 940 milhões). Há várias mulheres que ganharam destaque ao longo da história da tecnologia, seja na criação de um algoritmo, uma linguagem ou de um game clássico!
Deixe um comentário